top of page

Metodologia PDCA, saiba porque ela é tão importante



Muito provavelmente você já ouviu falar na metodologia PDCA, mas será que você sabe o que ela significa e por quê é tão importante? Então continue a leitura que vamos falar um pouco mais sobre essa metodologia de gestão que pode ser super efetiva para você melhorar processos.


O que é PDCA?

PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, uma metodologia de gestão interativa que consiste justamente nestes quatro passos, que tem como principal objetivo solucionar problemas e não conformidades a partir de planos de ação.

O foco do ciclo PDCA pode ser resumido em três frentes:

  • Melhoria contínua de processos

  • Gerenciamento de mudanças

  • Gestão da qualidade

É uma ferramenta que pode ser crucial para que sua empresa desenvolva diferenciais competitivos em relação a seus concorrentes.


Conheça agora as quatro etapas do Ciclo PDCA:

1ª – PLAN - Planejamento É a primeira etapa da metodologia PDCA, nela se faz o planejamento através de um plano de ação.

2ª – DO - Executar Trata-se da execução do plano propriamente dito, a realização do que foi planejado.

3ª – CHECK - Verificar

Avaliar e medir o que foi feito. Conferindo se tudo saiu de acordo com o planejado.

4ª – ACT - Agir É a hora de corrigir e ajustar as diferenças, padronizar e concluir o plano de ação.

O ciclo PDCA deve ser repetido quantas vezes forem necessárias e a cada realização, novos problemas e soluções serão encontrados.

Uma das vantagens da metodologia PDCA é o seu formato flexível. Ou seja, ela não impõe a forma de colocar em prática cada etapa, mas sim a ordem mais adequada para obter êxito.

Mas quais são as vantagens do ciclo PDCA?

Porque com o seu uso, você conseguirá identificar e corrigir falhas em seus processos, aprimorando-os continuamente.

A metodologia PDCA, quando bem aplicada, traz muitos outros benefícios para uma organização:

  • Facilita a tomada de decisão;

  • Promove o aprendizado contínuo e a criação de inteligência sobre o próprio negócio;

  • Garante um diagnóstico apurado sobre os processos;

  • Ajuda a identificar falhas;

  • Torna os processos mais ágeis;

  • Facilita a comunicação;

  • Promove o trabalho em equipe;

  • Evita que sejam implementadas soluções de baixa eficácia;

  • Padroniza processos, linguagem e comunicação;

  • Diminui a incidência de falhas e, consequentemente, a necessidade de retrabalho.

Ela é uma das ferramentas de gerenciamento de qualidade mais eficazes e mais simples que existem. Por isso, é tão utilizada!

É uma metodologia que ajuda organizações a melhorarem continuamente seus processos, diminuindo a quantidade de falhas e a necessidade de retrabalho e, assim, trazendo melhores resultados e mais qualidade para os produtos.

Além disso, fornece informações valiosas para o time. A análise desses dados ajuda a identificar quais ações trazem mais retorno e quais são menos relevantes e, por isso, podem ser deixadas de lado — ou otimizadas para que tragam a cada vez, melhores resultados.

Otimizar o desempenho e a forma de atuação é um dos grandes desafios da gestão. Porém, com a ferramenta adequada, é possível tornar essa atividade algo natural, sem que seja necessário, portanto, elaborar projetos complexos para contornar problemas.

Afinal, como faço para aplicar a metodologia PDCA?

Muitas empresas têm interesse em implantar uma política de gestão da qualidade, mas não sabem quais ferramentas e técnicas são ideais para sua área de atuação.

Um bom começo é a adoção de um software de gestão, que pode ajudar neste processo. O Moki permite aos gestores e profissionais da qualidade acompanharem processos, analisarem indicadores e tomarem decisões estratégicas baseadas em dados.

No software do Moki é simples fazer o acompanhamento dos planos, sugerir alterações, inserir comentários, anexar fotos e documentos, e atualizar status e andamento das ações.

Além disso, os planos também podem ser colocados em fluxos de aprovação, o que garante que gerentes e responsáveis estabeleçam as ações a serem tomadas ou se certifiquem que elas estejam no orçamento e adequadas ao objetivo final.

O Moki ainda gera relatórios de fácil entendimento que permitem realizar análises acerca da execução dos mesmos.

Agende uma apresentação para conhecer com mais detalhes a nossa plataforma! Preencha o formulário e nosso time entrará em contato o mais breve possível.

bottom of page