Os varejistas enfrentam problemas comuns na gestão de seus negócios, sendo que a maioria deles poderia ser facilmente gerida pela adoção de um sistema para supermercado adequado.
A seguir apresentamos os desafios enfrentados pelo setor, como definir a solução ideal para os problemas encontrados e o que avaliar ao escolher um software de gestão.
Continue a leitura e saiba como contratar o melhor sistema para supermercado.
Por que investir em sistema para supermercado? Conheça os benefícios!
Você sente dificuldade em gerir o estoque do seu supermercado? O atendimento poderia ser mais eficiente? Você se sente inseguro ao tomar decisões com base nos dados financeiros que possui hoje?
Se a sua resposta foi “sim” para quaisquer das perguntas acima, então este é o momento de investir na automação e utilizar um software para supermercados na gestão de seus negócios.
Um sistema para supermercado traz uma série de benefícios operacionais e gerenciais, como:
Excelência no atendimento;
Inteligência comercial;
Facilidade no processo de precificação;
Maior produtividade;
Controle de estoque mais eficiente;
Gestores mais seguros para tomar decisões;
Maior controle financeiro e fiscal;
Gestão eficiente do capital de giro;
Informações mais precisas para o time comercial;
Redução de fraudes.
Operação de supermercados: principais gargalos e como um sistema os soluciona
OK. Você já identificou que ter um software de gestão (ERP) pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. No entanto, antes de escolher o sistema ideal, é preciso fazer uma análise criteriosa da operação, identificar os principais gargalos e suas origens.
Portanto, diagnosticar assertivamente os problemas e suas causas é o primeiro passo que todo supermercadista deve fazer para escolher um software de gestão.
Confira abaixo as dificuldades mais comuns na operação de supermercados e como um ERP pode ajudar.
Perdas geradas por falha operacional ou fraude
Conforme dados da 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, conduzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), dentre as principais causas de perdas no setor citadas pelos participantes da pesquisa, estão:
quebra operacional (39%);
furto externo (17%);
erros de inventário (12%);
erros administrativos (11%);
furto interno (7%);
fornecedores (7%).
Veja que as perdas por falha operacional e fraudes representam uma grande dor de cabeça para o supermercadista.
Em se tratando dessas duas maiores queixas, o ideal é investir em treinamento e qualificação para os colaboradores, que estarão aptos a reconhecer fraudes e evitá-las, além de serem aliados do supermercadista.
Um bom sistema para supermercado voltado para a automação comercial vai auxiliá-lo na padronização de processos, na supervisão de rotinas e na fomentação das melhores práticas para a prevenção de perdas, fornecendo dados importantes para tal controle.
Dificuldade para se adequar às exigências regulatórias
Outro grande desafio do setor supermercadista é compreender e atender a todas as exigências legais e dos órgãos reguladores, como as normas regulamentadoras (NRs) referentes à segurança do trabalho.
Um bom software de gestão para mercado é capaz de gerenciar dados relevantes para o atendimento de exigências regulatórias, auxiliando na tomada de decisões e emitindo relatórios sobre compras, vendas, finanças, contabilidade e tributos.
Gestão de estoques pouco eficiente
A falta de controle de estoque gera um alto índice de perda para o setor. Um sistema ERP vai ajudá-lo no registro da disponibilidade dos produtos, no estabelecimento de processos de armazenamento, na organização, dentre outros aspectos imprescindíveis.
Produtos sem controle de qualidade
Estabelecer um controle de qualidade dos produtos sem um sistema para supermercado não é fácil.
Com um software é possível estabelecer padrões de verificação de embalagem, de prazos de validade, bem como outros aspectos que devem ser considerados para que o produto seja ofertado ao cliente da melhor forma.
Dificuldades na gestão financeira
Uma das grandes dificuldades dos varejistas é a gestão financeira. Como precificar? Como gerir capital de giro? Como identificar gargalos de crescimento e trazer soluções inovadoras?
Um software financeiro vai ajudá-lo com a inteligência comercial, ou seja, vai ajudar seu setor de vendas a tomar decisões com base em dados, antecipando-se aos problemas e encontrando mais oportunidades.
Como avaliar um software de gestão?
Não há dúvidas que um software bem adaptado às necessidades de seus negócios pode ajudá-lo a aprimorar suas operações e trazer mais resultados.
Veja a seguir quais critérios devem ser considerados ao selecionar um ERP.
Interface e facilidade de uso
Se o software que escolheu é difícil de compreender, ruim de manusear, se ele trava ou gera dúvidas, ele não é para seus negócios. Simples assim!
Uma interface intuitiva e amigável estimula o uso correto da ferramenta pela equipe e, consequentemente, melhora a coleta dos dados (em quantidade e qualidade).
Junto a isso, a facilidade de encontrar e analisar informações promove decisões de gestão mais rápidas e assertivas.
Processo de implementação
Um bom software de gestão para mercado é fácil de implementar. Seus negócios não podem parar enquanto o sistema é implementado.
Por isso, busque um software para supermercado de implementação descomplicada!
O programa é adaptável à sua operação?
Cada supermercado é um mundo, com particularidades, necessidades e processos distintos de outros negócios. Para um melhor aproveitamento do sistema de gestão, é fundamental que o software contratado se adapte à realidade da sua operação.
Portanto, você deve estar atento às características de suas operações para escolha de um ERP que seja adaptável ao seu contexto.
Integrações
O software escolhido se integra facilmente a outros sistemas? Você não pode ter grandes dificuldades em fazê-lo “conversar” com aquelas que você já adota na gestão de seu negócio.
Por isso, faça um levantamento das ferramentas de gestão atuais e avalie quais as integrações com o ERP são importantes para o seu negócio.
Na escolha do software ideal, além dos sistemas atuais considere também integrações com novas tecnologias ainda não presentes em seu supermercado.
Qualidade dos dados coletados e relatórios gerados
O programa encontrado é capaz de coletar e cruzar dados para gerar relatórios e informações de qualidade para embasar as decisões do gestor? Um bom ERP serve, em última análise, para auxiliar o gestor na tomada de decisões.
Tome o exemplo da inteligência comercial. O programa ideal vai ajudá-lo a coletar dados que identificam gargalos de crescimento, ampliando a capacidade de precificar seus produtos com segurança e ter um sistema de checkout transparente.
Conheça a Moki e veja como o software de checklist pode ajudá-lo
O software de checklist da Moki é um valioso aliado nas operações de grandes varejistas do Brasil.
A gestão de estoques, bem como o controle de perdas e furtos, como vimos, são os grandes problemas dos supermercadistas, assim como atender às exigências regulatórias e controlar a qualidade dos produtos ofertados.
Sem dúvidas, o Moki é um software essencial na gestão do varejo alimentício, e pode ajudá-lo a administrar cada um desses problemas.
Com o estabelecimento de rotinas de supervisão e verificação de processos, os checklists oferecem uma opção completa e inteligente para que o varejo garanta a segurança dos produtos, a qualidade dos serviços prestados e reduza suas perdas com furtos e perdas operacionais.
Assista o vídeo abaixo e conheça mais sobre o software Moki Checklist!
Case de sucesso Moki: Redução de perdas em grande rede de varejo
O grupo GBarbosa iniciou suas operações em 1955, em Aracaju, com uma mercearia. Atualmente, é a segunda maior rede de supermercados da região nordeste e a quarta maior do Brasil.
Em 2016, o grupo procurou as soluções da Moki Checklist para implementar um projeto de prevenção de perdas.
A possibilidade de armazenar fotos e criar planos de ação foram os grandes destaques da ferramenta de checklist da Moki que trouxeram ao grupo dados completos gerados instantaneamente.
Em 2017, com o sucesso dos resultados obtidos, o software foi implementado em outras operações da holding. Hoje, todos os gerentes utilizam o Moki em suas operações cotidianas.
Para entender como o software da Moki Checklist fez diferença nos resultados do grupo varejista GBarbosa, veja o artigo sobre esse case de sucesso no varejo!
Conclusão
Como vimos, alguns problemas comuns dos varejistas ocasionam um enorme impacto em suas operações. As perdas operacionais, furtos e a ineficiência na gestão dos estoques são os fatores que mais afetam o setor.
Mas, como escolher um bom software de gestão para supermercados diante de tais desafios? É preciso olhar para sua equipe, seus processos e suas rotinas.
O Moki Checklist é especialista em gerar dados confiáveis a partir da checagem de rotinas e processos e pode ser um enorme aliado para quem precisa de soluções de fácil implementação, com troca de dados em tempo real e relatórios completos.
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