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Moki em indústrias: checklists que trazem produtividade

Atualizado: 8 de mai. de 2023



O Grupo Boticário é um gigante nacional do ramo de cosméticos. Dono de marcas como O Boticário, Eudora, Quem disse Berenice?, Beautybox e Vult, o Grupo atua em 15 países além do Brasil, contando com mais de 4 mil pontos de venda próprios, venda direta e e-commerce.


Em 2016 o Grupo Boticário criou o Multi B, trazendo marcas internacionais para território brasileiro e expandindo sua atuação para outros 40 mil pontos de venda no varejo. Além disso, em 2019, o Grupo adquiriu o maior e-commerce de beleza do país: o site Beleza na Web, completando assim seu portfólio.


O Grupo Boticário é responsável por lidar com todas as etapas pelas quais os seus produtos passam até chegarem às prateleiras: pesquisa, produção, logística, marketing e varejo.


Não é de se espantar que uma operação desse nível já esteja trabalhando nos moldes da indústria 4.0 – focada no uso de tecnologia para automação de processos e análises constantes de dados – e foi com esse conceito que iniciamos nossa conversa com o Felipe da Silva, um dos responsáveis pela área de STMA – Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Grupo.


O Grupo Boticário destina atenção especial para a área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e acompanha seus indicadores com extremo rigor. Sendo assim, realizar rotinas de auditorias usando checklists de papel estava se tornando cada vez mais insustentável.


As rotinas na indústria consistiam em imprimir os checklists, preenchê-los no papel durante as auditorias, depois passar todas as informações coletadas para diferentes planilhas e, por fim, passar horas comparando as planilhas para construir análises que, muitas vezes, já nasciam desatualizadas devido ao tempo gasto para completar todo esse processo.


Por isso, em 2018, a área de STMA procurou o Moki para otimizar rotinas de auditorias e agilizar a correção de problemas. Unificamos todos os checklists em um só lugar, acessível via celular, independente de internet, dando mobilidade ao usuário, eliminando o retrabalho e aumentando a produtividade do setor.


Além disso, os checklists digitais são dinâmicos e trouxeram oportunidades que antes não existiam no papel: o uso de fotos, a possibilidade de anexar arquivos, criação de planos de ação em tempo real, utilizar diversos tipos de respostas, atribuir pontuação às perguntas. Criar checklists com este nível de personalização é um grande diferencial.

 
 

De acordo com Felipe, o Moki foi tão bem aceito entre os líderes, que rapidamente se espalhou por outros setores, abrangendo também as áreas de segurança empresarial e facilities.


Para Felipe, uma das razões dessa difusão é a facilidade de uso do sistema. “Não precisamos de treinamento. Pedimos que as pessoas baixassem o aplicativo em seus aparelhos corporativos, distribuímos logins e todos se viram bem, pouco importa se possuem muito ou pouco conhecimento em outros sistemas. O Moki é uma ferramenta bem democrática”, afirma Felipe.


Apesar de não precisar de treinamento, Felipe ressalta que sempre encontrou bastante receptividade no nosso suporte. Ele descreve o time de atendimento da Moki como “rápido e proativo” e salienta: “é uma empresa que valoriza o pós-venda”.

Quando pedimos sua opinião pessoal sobre o Moki, Felipe realça “O Moki é um sistema que eu indicaria. Tem um ótimo custo benefício para tudo que ele entrega e é fácil de manusear”.


Isso se reflete nos números da empresa, desde o início da nossa parceria em 2018 até hoje, já foram realizadas 65.817 avaliações e concluídos 50.092 planos de ação em mais de 1.221 unidades do Grupo Boticário. Um cenário muito diferente daquele do checklist em papel, não é mesmo?


Quando perguntamos quais eram os planos para o futuro do Moki no Grupo Boticário, Felipe afirma que o sistema já está plenamente instalado na empresa e que agora pretendem usá-lo integrado à sua plataforma de B.I. para, dessa forma, fazerem análises em tempo real, o que é mais um diferencial do Moki.


Na Moki, temos como objetivo ajudar nossos clientes e entregar melhores resultados através de processos bem estruturados, que geram dados precisos e valiosos.

Quando nos dizem como temos impactado positivamente operações pelo Brasil e o mundo é a confirmação de que estamos cumprindo o nosso propósito.

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